Qual o seu grau de conexão consigo, com o outro e com o mundo?

artigo_07_colabora
Consciência

Qual o seu grau de conexão consigo, com o outro e com o mundo?

Erica Garcia e Ligia Dib

Agentes Transformadoras - Co.fundadoras da 'Co.inspira' e criadoras e facilitadoras da abordagem metodológica 'Co.cria'.

Estamos vivendo em um Novo Mundo mais complexo, acelerado e disruptivo. Segundo o antropólogo e futurista Jamais Cascio, um “Mundo BANI” – que significa originalmente Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible; em português, frágil, ansioso, não linear e incompreensível. 

Temos uma grande crise de valores, onde há uma preocupante desconexão do que é Ser Humano. De acordo com a Filosofia Tibetana, o grande problema existente na humanidade advém da “Heresia da Separatividade”. 

Por vivermos mergulhados nesta mentalidade, passamos a acreditar que nossas ações individuais não afetam o todo – que somos uma célula à parte na natureza e de todo o resto dos seres. Daí nascem o egoísmo, a violência e todos os demais males do mundo.

Otto Scharmer, criador da Teoria U – cuja proposta é tornar-se uma tecnologia social que ajude a conectar indivíduos, empresas e toda a sociedade – trata em sua abordagem, das causas dessa desconexão, trazendo três grandes separações:

Separação entre o EU e o MUNDO, a NATUREZA (desconexão ECOLÓGICA): para sustentar os padrões econômicos e de consumo que temos hoje enquanto população mundial, precisaríamos em média de 1.5 planetas; 

Separação entre o EU e o OUTRO (desconexão SOCIAL): 8 pessoas ao redor do mundo detém a mesma quantidade de riqueza que a metade mais pobre da humanidade, composta por 3.6 bilhão de pessoas.

Separação entre EU e EU MESMO (desconexão ESPIRITUAL): A cada ano, 800.000 pessoas cometem suicídio. Esse número é maior que a soma de pessoas mortas por guerras, assassinatos e desastres naturais. 

No campo social chamado “ausência” das pessoas nas pessoas, a falta de consciência de
si mesmas, reforça um ciclo de polarização e violência com a negação da realidade exterior e uma desconexão da realidade interior resultando em vários processos destrutivos.

Assim se explica a divisão entre sociedade e natureza, a divisão social e a divisão espiritual, que torna a nossa essência humana menos presente para o mundo, para os outros, e para nós mesmos, como escreve Scharmer.

Essa é a história que explica as estruturas sistêmicas, o interesse egóico e os diferentes campos sociais, que se expressam nos sintomas indesejáveis e autodestrutivos que vivemos.

“As competições revelam nossas fraquezas e inflam o ego… Nossos verdadeiros inimigos somos nós mesmos.”

Filme ‘O mestre das Armas’

Essa perspectiva integral, visão holística – que diz respeito ao entendimento que um sistema não pode ser definido e caracterizado apenas pela soma de suas partes, mas sim como um todo – é o que buscamos explorar e conectar na @co.inspira. 

Nossa intenção é compartilhar e produzir conteúdos e facilitações que colaborem para ampliar perspectivas, provocar questionamentos, promover transformações a partir da consciência, inspirando colaboração, iNovação (de dentro para fora), aprendizagem e uma maior conexão (com o Eu, o Outro e o Mundo), para desenvolvermos novas formas de Servir e materializar Projetos de Vida e para a Vida.

Sentiu conexão com essa visão?

Entenda como podemos colocá-la em prática, preenchendo a ‘Mandala do Projeto de Vida e para a Vida’, faça sua autoavaliação com um diagnóstico de conexão com “o Eu, o Outro e o Mundo”, refletindo sobre os temas abordados em nossa metodologia e nos ajude a co.criar Presentes Abundantes.

Faça sua Autoavaliação Aqui

Co.Autoras  
Erica Garcia e Ligia Dib

Nossa curadoria de Livros para aprofundamento: 

  1. O Essencial da Teoria U
    Princípios e aplicações fundamentais – Scharmer, Otto
  2. Inteligência emocional
    A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente – Goleman, Daniel
  3. O Caibalion
    Edição Definitiva e Comentada – Os Três iniciados

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *